sexta-feira, 17 de julho de 2020

Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos. (Indulgentiarum doctrina)
É possível lucrar uma indulgência para si próprio ou para uma alma do purgatório. (No dia de Finados, 2 de novembro, as indulgências são aplicadas somente ao fiéis do purgatório)

Para oferecer a indulgência para um defunto basta ter essa intenção e cumprir as exigências. Pode-se fazer uma oração espontânea, mental, para esse oferecimento.

A Igreja oferece alguns dias especiais para indulgência plenária, mas podemos lucrar indulgência plenária todos os dias do ano (uma por dia). Para isso deve-se cumprir os três requisitos básicos:

  1. Confissão sacramental* com verdadeira rejeição do pecado, mesmo os veniais;
  2. Comunhão 
  3. Oração pelo papa**

E uma destas obras indulgenciadas:

  • meia hora de adoração ao Santíssimo Sacramento, 
  • meia hora de leitura orante da bíblia
  • a via-sacra na Igreja
  • ou rezar um terço em família ou na comunidade diante de um oratório de Nossa Senhora.

(cf. Manual de Indulgências)

* Com uma só confissão sacramental podem adquirir-se várias indulgências plenárias, mas para cada indulgência plenária é necessária uma Comunhão e as orações nas intenções do Sumo Pontífice.
**A condição da oração nas intenções do Sumo Pontífice pode ser plenamente cumprida recitando em suas intenções um Pai-nosso e Ave-Maria; mas é facultado a todos os fiéis recitarem qualquer outra oração conforme sua piedade e devoção para com o Pontífice Romano.

Minicurso gratuito Leitura orante da Bíblia

Categoria:

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts
livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local