Há um aparente conflito de informação no texto em que aparecem as Bem-aventuranças nos evangelhos de Mateus e Lucas.
Mateus diz que Jesus subiu uma montanha e fez um longo sermão, que inclui oito bem-aventuranças (ou nove, ou dez, se contar a ocorrência da expressão "bem-aventurados") e gasta três capítulos inteiros no relato (Mt 5-7); Lucas diz que Ele desceu e fez o sermão na planície, contando quatro bem-aventuranças, e gasta um capítulo (Lc 6,17-49).Mas não há contradição. Vejamos:
O Sermão da montanha, como se vê em Mateus, é algo muito maior do que só o discurso das bem-aventuranças. Parece que Jesus tenha demorado pelo menos dois dias nessa montanha com seus discípulos (Lc 6,12).
Assim inicia o sermão em Mateus:
"Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele." Mateus 5,1E assim é relatado o sermão mais curto em Lucas:
"E Jesus, descendo com eles, parou num lugar plano, onde havia não só grande número de seus discípulos, mas também grande multidão do povo, de toda a Judeia e Jerusalém, e do litoral de Tiro e de Sidom, que tinham vindo para ouvi-lo e serem curados das suas doenças". Lucas 6,17
Parece, então, que Jesus tenha dito todo o sermão a um círculo mais restrito de discípulos na montanha, e ao descer falou como toda a multidão de forma mais resumida. O sermão em Mateus é mais teológico, espiritual, o de Lucas é mais prático, pastoral.
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Formação Católica Online
Foi um retiro de uma semana, de domingo à sábado, no monte das Beatitudes citado mas coincidente com o "Corno de Hittim/Hattim" do dia 15 à 21/2/0032
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