terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Respondendo a uma dúvida de um aluno nosso do Curso de Iniciação Teológica (www.cursoscatolicos.com.br) de como lidar com seus parentes "Testemunhas de Jeová":
Para nós católicos, o nome "próprio" de Deus não é tão importante. Chamamo-lo de Pai, como Jesus ensinou, ou simplesmente de Deus, que é o termo que traduz o que Ele é segundo nossa limitação humana. Deus não é birrento nem petulante de exigir tratamento por tal ou tal nome: isso seria justamente usar de seu nome em vão.
Conforme nosso artigo, o nome revelado a Moisés não era nem é pronunciado pelos judeus tal qual era escrito, mas inseriam as vogais de Adonay (Senhor) no meio das consoantes de YHWH, ficando YeHoWaH, não para ler Jeová, mas para lembrar de pronunciar Adonay naquele lugar. Por que nós pronunciaríamos assim? Jeová é um nome artificial, sem significado nenhum em hebraico.
As Testemunhas de Jeová não são sequer cristãos. Utilizam uma bíblia própria, adulterada segundo os interesses dos fundadores e "anciãos". Como os protestantes em geral, ignoram a unidade de toda a Sagrada Escritura e baseiam suas crenças em versículos isolados. Quando um outro versículo contradiz, o adulteram ou ignoram.
Sobre as adulterações da bíblia TJ ("Tradução do Novo Mundo"), veja estes artigos:
Sobre sua história e principais erros:
Eles têm treinamento prático e intensivo para suas visitas, ensaiam cada palavra, pergunta e cada folheto que pretendem te dar. São treinados também para responder as principais objeções, e quando são surpreendidos por alguém com algum conhecimento das Escrituras vão querer voltar com um "ancião" ou oferecer um "curso bíblico". Por esses motivos, não é muito frutífero querer debater com eles, mas algumas verdades podem ser jogadas no ar, tenho a devida astúcia de não cair nas armadilhas que têm nas mangas.
Eles não leem nada do que você queira dar-lhes, mas não custa tentar. Encontrei estes folhetos com uma síntese dos seus erros, mas a linguagem é direcionada para a formação do público em geral, não exatamente para entregar aos TJs:

Não custa tentar falar um pouco sobre nossa fé, ao invés de tentar atacar a deles. Aqui temos alguns folhetos nesse sentido (veja a seção de folhetos do nosso blog):
  1. Jesus Cristo mentiu? - fatos sobre a existência de Jesus, dos Evangelhos e da Igreja.
  2. "A Minha Igreja" - sobre a única e verdadeira Igreja de Cristo.
  3. A Bíblia Católica -  sobre as diferenças entre as bíblias católicas e protestantes, a importância da Tradição, os erros de tradução.
  4. Por que não sou protestante? - são sete razões principais. [áudio mp3]
  5. Por que creio na Igreja Católica? - porque temos certezas. 
  6. Só a bíblia basta? - cinco razões porque a bíblia não é autossuficiente.


Categoria: ,

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts
livro Reflexões para o Ano Litúrgico - Papa João Paulo II livros sobre Família e Matrimônio Curso de Iniciação Teológica via internet livro Doutrina Eucarística Curso de Mariologia via internet Martyria Cursos e Editora Curso de Latim via internet livro O Sacramento do Matrimônio - sinal da união entre Cristo e a Igreja Curso de História da Igreja via internet livreto do fiel - Missa romana na forma extraordinária - português/latim Curso via internet - Cultura Mariológica Curso online Catecismo da Igreja Católica em exame Curso de Iniciação Bíblica via internet livro A arte da pregação sagrada Curso via internet - Passos para uma reforma litúrgica local