quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Missa celebrada pelo Papa Francisco no altar de parede do Beato João Paulo II no dia 31 de outubro de 2013, na capela de São Sebastião, no Vaticano, onde está a tumba do beato.
Apesar das poucas fotos, podemos ver a orientação espacial chamada "versus Deum" (voltado para Deus, para o altar) ou "ad Orientem" (para o Oriente, Cristo), pejorativamente chamada "de costas para o povo".
Esta posição do sacerdote nunca foi proibida, está prevista no Missal atual. Para mais detalhes, ver este artigo:Há ainda a possibilidade de um padre celebrar “de costas para o povo”?

Somos da opinião de que seria benéfico uma maior valorização dessa forma milenar de referenciar a liturgia para Deus, e não para os homens. É o que expomos numa parte do curso "Passos para uma reforma litúrgica local" e do livro que lançaremos nos próximos dias, "A reforma litúrgica de Bento XVI - passo-a-passo para a comunidade".

Fotos de Rádio Vaticano - Programa Brasileiro via Facebook.




EM TEMPO: mais algumas fotos, extraídas de http://www.photovat.com/PHOTOVAT/FRANCESCO/2013/OTTOBRE%202013/31102013_MESSAGPII/index.html

Categoria:

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts