A Carta Encíclica Caritas in Veritate[1]
 do papa Bento XVI, publicada a 29 de junho de 2009, trata do 
desenvolvimento humano integral e coloca a verdade como indispensável à 
caridade, contra todo relativismo. O atual cenário de crise mundial e a 
necessidade de novas formas de relação teve muito peso na elaboração da 
carta. Pretendo, nesta resenha, de forma sintética e limitada, abordar o
 tema da verdade como essencial ao anúncio cristão.
“Defender
 a verdade, propô-la com humildade e convicção e testemunhá-la na vida 
são formas exigentes e imprescindíveis de caridade. Esta, de fato, « 
rejubila com a verdade » (1 Cor 13, 6)”[2]. O anúncio de Jesus Cristo, isto é, da Verdade (cf. Jo 14, 6), é caminho e força para o desenvolvimento humano integral. 
Caridade (amor) sem verdade é carente de sentido e se torna sentimentalismo[3]. 
“No
 atual contexto social e cultural, em que aparece generalizada a 
tendência de relativizar a verdade, viver a caridade na verdade leva a 
compreender que a adesão aos valores do cristianismo é um elemento útil e
 mesmo indispensável para a construção duma boa sociedade e dum 
verdadeiro desenvolvimento humano integral”[4]. 
Aqui
 se está afirmando a validade universal e a indispensabilidade dos 
“valores do cristianismo”, não necessariamente a pertença ao 
cristianismo. Como a verdade é um dos eixos principais da carta, de modo
 nenhum o papa poderia negar – e não o fez – o caráter de verdade do 
cristianismo e a universalidade salvífica de Jesus Cristo[5].
A CARIDADE, MANIFESTAÇÃO DA VERDADE
“A verdade há-de ser procurada, encontrada e expressa na « economia » da caridade”[6]. Esta contribui para “acreditar a verdade, mostrando o seu poder de autenticação e persuasão na vida social concreta”[7]. A caridade é a prática da verdade.
Destinatários
 do amor (graça) de Deus (Trindade), “os homens são constituídos 
sujeitos de caridade, chamados a fazerem-se eles mesmos instrumentos da 
graça, para difundir a caridade de Deus e tecer redes de caridade”[8].
O
 mundo em crescente globalização e, ao mesmo tempo, tendente ao 
relativismo, corre o risco de que não faça corresponder a todos uma 
“ética das consciências e das inteligências”[9]. A caridade guiada pela verdade exige que haja “critérios orientadores da ação moral”[10], tais como são a justiça e o bem comum[11].
Na linha do Concílio Vaticano II e de Paulo VI na Populorum Progressio,
 Bento XVI reafirma que o serviço da caridade da Igreja “tende a 
promover o desenvolvimento integral do homem”, entendido quanto “à 
totalidade da pessoa em todas as suas dimensões”, sem que se exclua “a 
perspectiva duma vida eterna”[12]. 
A
 caridade é meio de evangelização. “O testemunho da caridade de Cristo 
através de obras de justiça, paz e desenvolvimento faz parte da 
evangelização”[13]. 
CENTRALIDADE DO HOMEM PARA O VERDADEIRO DESENVOLVIMENTO
O progresso tem um aspecto transcendente que é o da vocação: “cada homem é chamado a desenvolver-se”[14]. O caráter de verdade da caridade impõe que cada ação vise “promover todos os homens e o homem todo”[15], segundo “o ideal cristão de uma única família dos povos, solidária na fraternidade comum”[16]:
“O Evangelho é elemento fundamental do desenvolvimento, porque lá Cristo, com « a própria revelação do mistério do Pai e do seu amor, revela o homem a si mesmo » (Gaudium et Spes, 22).
 Instruída pelo seu Senhor, a Igreja perscruta os sinais dos tempos e 
interpreta-os, oferecendo ao mundo « o que possui como próprio: uma 
visão global do homem e da humanidade » (Populorum Progressio, 13)”.
A
 negação do caráter transcendente reduz o homem “à categoria de meio 
para o desenvolvimento”. Como argumento a favor da transcendência 
pode-se aduzir que “as causas do subdesenvolvimento não são 
primariamente de ordem material”. São elas: 
“Em
 primeiro lugar, na vontade, que muitas vezes descuida os deveres da 
solidariedade. Em segundo, no pensamento, que nem sempre sabe orientar 
convenientemente o querer; por isso, para a prossecução do 
desenvolvimento, servem « pensadores capazes de reflexão profunda, em 
busca de um humanismo novo, que permita ao homem moderno o encontro de 
si mesmo »”[17]. 
Servem
 de instrumentos ou meios (não como fins em si mesmos) para o 
desenvolvimento integral e o progresso do homem estruturas econômicas e 
instituições[18], o lucro sustentável orientado ao bem comum[19], os poderes públicos[20], o mercado[21], a empresa[22], a técnica[23].
“Tudo
 quanto existe sobre a terra deve ser ordenado em função do homem, como 
seu centro e seu termo: neste ponto existe um acordo quase geral entre 
crentes e não crentes”[24].
CONCLUSÃO
“O homem não é capaz de gerir sozinho o próprio progresso”[25] porque a verdade lhe é superior, é dom de Deus, assim como a caridade. A Igreja “tem uma missão ao serviço da verdade”[26] que é irrenunciável. “A verdade une os espíritos entre si e fá-los pensar em uníssono”[27], de modo que é preciso que haja uma busca comum da verdade. 
É inerente ao cristão o anúncio inequívoco da verdade que é Cristo. Anúncio este feito com a caridade que tem sua fonte em Deus.
***Conheça o livro:
[1] BENTO XVI. Carta Encíclica Caritas in Veritate. Sobre
 o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. Roma, 2009.
 Disponível em: 
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/encyclicals/documents/hf_ben-xvi_enc_20090629_caritas-in-veritate_po.html.
 Acesso em 03 de setembro de 2009.
[2] Ibid., 1.
[3] Ibid., 3.
[4] Ibid., 4.
[5] Cf. CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ. Declaração Dominus Iesus. Sobre a unicidade e a universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja. Roma,
 2000. Disponível em: 
http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000806_dominus-iesus_po.html.
 Acesso em 03 de setembro de 2009.
[7] Ibid., 2.
[8] Ibid., 5.
[9] Ibid., 9.
[10] Ibid., 6.
[11] Ibid., 6-7.
[12] Ibid., 11.
[13] Ibid., 13.
[14] Ibid., 16.
[15] PAULO VI, Carta encíclica Populorum progressio, 15 apud BENTO XVI. Op.cit., 18.
[16] Ibid., 13.
[17] Ibid., 19, citando PAULO VI, Op. cit., 20.
[18] Ibid., 17.
[19] Ibid., 21.
[20] Ibid., 24.
[21] Ibid., 35-39.
[22] Ibid., 40-41.
[23] Ibid., 68-77.
[24] CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo Gaudium et spes, 12. apud BENTO XVI, Op. cit., 57.
[25] BENTO XVI, Op. cit., 78.
[26] Ibid., 9.

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