“Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam à séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos.Ele vai, antes de tudo, à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, e agora libertos dos sofrimentos.
O Senhor entrou onde eles estavam, levando em suas mãos a arma da cruz vitoriosa. Quando Adão, nosso primeiro pai, o viu, exclamou para todos os demais, batendo no peito e cheio de admiração: “O meu Senhor está no meio de nós”. E Cristo respondeu a Adão: “E com teu espírito”. E tomando-o pela mão, disse: “Acorda, tu que dormes, levante dentre os mortos, e Cristo te iluminará. Eu sou o teu Deus, que por tua causa me tornei teu filho; por ti e por aqueles que nasceram de ti, agora digo, e com todo o meu poder, ordeno aos que estavam na prisão: “Saí!”; e aos que jaziam nas trevas: “Vinde para a luz!”; e aos entorpecidos: “Levantai-vos!”."(De uma antiga Homilia no grande Sábado Santo (séc IV), de um autor grego desconhecido – Da Liturgia das Horas – II leitura do Sábado Santo.)
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CRISTO DESCEU AOS INFERNOS
Catecismo da Igreja Católica §632 – As frequentes afirmações do
Novo Testamento segundo as quais Jesus “ressuscitou dentre os mortos”
(1Cor 15,20) pressupõem, anteriormente à ressurreição, que este tenha
ficado na Morada dos Mortos. Este é o sentido primeiro que a pregação
apostólica deu à descida de Jesus aos Infernos: Jesus conheceu a morte
como todos os seres humanos e com sua alma esteve com eles na Morada dos
Mortos. Mas para lá foi como Salvador, proclamando a boa notícia aos
espíritos que ali estavam aprisionados.
§633 – A Escritura denomina a Morada dos
Mortos, para a qual Cristo morto desceu, de os Infernos, o Sheol ou o
Hades. Visto que os que lá se encontram estão privados da visão de Deus.
Este é, com efeito, o estado de todos os mortos, maus ou justos, à
espera do Redentor que não significa que a sorte deles seja idêntica,
como mostra Jesus na parábola do pobre Lázaro recebido no “seio de
Abraão”. “São precisamente essas almas santas, que esperavam seu
Libertador no seio de Abraão, que Jesus libertou ao descer aos
Infernos”. Jesus não desceu aos Infernos para ali libertar os condenados
nem para destruir o Inferno da condenação, mas para libertar os justos
que o haviam precedido.
§634 – “A Boa Nova foi igualmente
anunciada aos mortos…” (1Pd 4,6). A descida aos Infernos é o
cumprimento, até sua plenitude, do anúncio evangélico da salvação. É a
fase última da missão messiânica de Jesus, fase condensada no tempo, mas
imensamente vasta em sua significação real de extensão da obra
redentora a todos os homens de todos os tempos e de todos os lugares,
pois todos os que são salvos se tomaram participantes da Redenção.
§635 – Cristo desceu, portanto, no seio
da terra, a fim de que “os mortos ouçam a voz do Filho de Deus e os que a
ouvirem vivam” (Jo 5,25). Jesus, “o Príncipe da vida”, “destruiu pela
morte o dominador da morte, isto é, O Diabo, e libertou os que passaram
toda a vida em estado de servidão, pelo temor da morte” (Hb 2,5). A
partir de agora, Cristo ressuscitado “detém a chave da morte e do Hades”
(Ap 1,18), e “ao nome de Jesus todo joelho se dobra no Céu, na Terra e
nos Infernos” (Fl 2,10).
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