A 
 Instrução o chama de “comentador” (comentarista) no número 105b: 
“Incumbido de fazer aos fiéis, se for oportuno, breves explicações e 
admonições, a fim de os introduzir na celebração e os dispor a 
compreendê-la melhor". E adverte: "As admonições do comentador devem ser
 cuidadosamente preparadas e muito sóbrias. No desempenho da sua função,
 o comentador deve colocar-se em lugar adequado, à frente dos fiéis, mas
 não no ambão”.
  
Essa
 função é dispensável em grande parte das assembleias que já estão 
bastante familiarizadas com a Missa atual. Explicações, neste caso, 
tornam-se inoportunas.
A
 Instrução indica apenas as admonições que competem ao sacerdote: a 
admonição inicial, após o sinal da cruz e a saudação; antes da Oração 
dos fiéis e antes do Pai-nosso. A análise atenta mostra ainda mais: 
alguns "comentários" quebram o ritmo normal da Liturgia, por exemplo, no
 caso citado da admonição inicial, quando o comentarista faz seu 
"comentário" (às vezes mini-homilias) e logo em seguida o padre também 
faz esta admonição inicial, que lhe compete, repetindo e cansando os 
fiéis.
Os
 lugares costumeiros de se ouvir "comentários" são no início da 
celebração, antes da Liturgia da Palavra e antes da Liturgia 
Eucarística. Outros incham ainda
 mais a celebração colocando "comentários" antes de cada leitura e 
evangelho e antes da comunhão. Vejamos como são de fato estas passagens 
na Instrução Geral do Missal Romano (da admonição inicial já falamos 
acima):
- Antes da Liturgia da Palavra:"128. Terminada a oração coleta, todos se sentam. O sacerdote pode, com brevíssimas palavras, introduzir os fiéis na liturgia da palavra".
-
 Entre as leituras: Não há esta referência. "Pode então observar-se, se 
for oportuno, um breve espaço de silêncio, para que todos meditem 
brevemente no que ouviram". Antes do Evangelho  também não há espaço: 
"131. Depois  (da leitura) todos se levantam e canta-se o Aleluia".
- Antes das preces: "138. Terminado o Símbolo (Creio), o sacerdote, de pé junto da cadeira, de mãos juntas, convida os fiéis à oração universal com uma breve admonição".
-
 Antes da Liturgia Eucarística: Não há espaço. "139. Terminada a oração 
universal, todos se sentam, e começa o cântico do ofertório".
- Antes do Pai-nosso: "152. Terminada a Oração eucarística, o sacerdote, de mãos juntas, diz a admonição que antecede a oração dominical".
-
 Antes da Comunhão: Não há comentário, sequer espaço de silêncio. "159. 
Enquanto o sacerdote recebe o Sacramento, começa-se o canto da 
Comunhão".


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