Eclesiologia de comunhão
A
 Igreja é, primeiramente, sinal da comunhão das Pessoas divinas. Todos 
os membros da Igreja, pelo batismo, participam do mesmo mistério antes 
de qualquer distinção de missão. Também a Igreja é essencialmente 
comunhão de pessoas, de modo que só há Igreja onde há um povo em 
comunhão, entre os membros e Deus.
Eclesiologia do povo de Deus
Recuperada
 pelo Concílio Vaticano II, esta forma de tratar sobre a Igreja coloca 
em primeiro plano a unidade antes das distinções. Pelo batismo, a pessoa
 é incorporada à Igreja e se torna um igual membro dela. Todos têm a 
mesma dignidade de cristãos, membros de Cristo.
Eclesiologia trinitária
Na
 Trindade a Igreja encontra sua fonte: pela decisão do Pai em elevar 
todos os homens à participação da vida divina; pela revelação do Filho, 
que deu início na terra o Reino de Deus e fundou a Igreja; pelo Espírito
 Santo, que santifica e guia continuamente a Igreja, a fim de que seja 
conduzida à verdade total.
Na
 Trindade a Igreja encontra sua forma: a unidade. A Igreja é sinal da 
unidade das Pessoas divinas, pela qual todas participam da mesma 
divindade, na diversidade das missões.
Na
 Trindade a Igreja encontra seu destino: só glória celeste Ela alcançará
 a sua realização acabada, como Cristo que passou pela terra e foi 
elevado para direita do Pai, deixando o seu Espírito como guia, para que
 todos alcancem a mesma glória.
Igreja ministerial
A
 Igreja é toda ministerial, i. é, os diversos carismas suscitados pelo 
Espírito são postos a serviço de toda a Igreja, porque não é possível 
que todos desenvolvam todas e as mesmas atividades. A missão de cada 
membro da Igreja é construir a Igreja, mesmo a partir de uma comunidade,
 cada qual no estado em que foi chamado e colocando seus carismas a 
serviço da unidade da Igreja.
Relação Igreja e Reino
A
 Igreja não é o Reino, mas seu sinal. O Reino é maior que a Igreja, é a 
meta para qual esta se encaminha e trabalha. O Reino de Deus é a Sua 
Vontade plenamente realizada. A Igreja participa desde já em mistério 
deste Reino, principalmente a Igreja celeste, que participa da glória 
reservada também à Igreja peregrina.
As notas da Igreja
Unidade:
 a Igreja é uma por sua fonte, a Trindade, e por seu fundador, Cristo. 
Contudo, apresenta diversidade pela variedade de pessoas e de dons de 
Deus. Asseguram a unidade: a profissão de fé, o culto divino, a sucessão
 apostólica. Fora da unidade católica, existem muitos elementos de 
santificação e verdade, que provém do mesmo Cristo.
Santidade:
 A Igreja, sendo Corpo de Cristo, é perfeitamente santa. Unida a Ele, é 
santificada e santificante. Nos seus membros, a santidade está por ser 
adquirida. Na Igreja, os cristãos encontram a plenitude dos meios de 
salvação.
Catolicidade:
 Significa também sua unidade e universalidade. A Igreja é enviada em 
missão a todos os homens. Pela virtude de Cristo, em cada igreja 
particular legítima, está presente a Igreja Universal.
Apostolicidade:
 A Igreja é construída sobre os Apóstolos; conserva e transmite seu 
ensinamento e mantém a sucessão apostólica. Os apóstolos são a 
continuação visível e a garantia da missão de Cristo até o fim dos 
tempos.
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