Eclesiologia de comunhão
A
Igreja é, primeiramente, sinal da comunhão das Pessoas divinas. Todos
os membros da Igreja, pelo batismo, participam do mesmo mistério antes
de qualquer distinção de missão. Também a Igreja é essencialmente
comunhão de pessoas, de modo que só há Igreja onde há um povo em
comunhão, entre os membros e Deus.
Eclesiologia do povo de Deus
Recuperada
pelo Concílio Vaticano II, esta forma de tratar sobre a Igreja coloca
em primeiro plano a unidade antes das distinções. Pelo batismo, a pessoa
é incorporada à Igreja e se torna um igual membro dela. Todos têm a
mesma dignidade de cristãos, membros de Cristo.
Eclesiologia trinitária
Na
Trindade a Igreja encontra sua fonte: pela decisão do Pai em elevar
todos os homens à participação da vida divina; pela revelação do Filho,
que deu início na terra o Reino de Deus e fundou a Igreja; pelo Espírito
Santo, que santifica e guia continuamente a Igreja, a fim de que seja
conduzida à verdade total.
Na
Trindade a Igreja encontra sua forma: a unidade. A Igreja é sinal da
unidade das Pessoas divinas, pela qual todas participam da mesma
divindade, na diversidade das missões.
Na
Trindade a Igreja encontra seu destino: só glória celeste Ela alcançará
a sua realização acabada, como Cristo que passou pela terra e foi
elevado para direita do Pai, deixando o seu Espírito como guia, para que
todos alcancem a mesma glória.
Igreja ministerial
A
Igreja é toda ministerial, i. é, os diversos carismas suscitados pelo
Espírito são postos a serviço de toda a Igreja, porque não é possível
que todos desenvolvam todas e as mesmas atividades. A missão de cada
membro da Igreja é construir a Igreja, mesmo a partir de uma comunidade,
cada qual no estado em que foi chamado e colocando seus carismas a
serviço da unidade da Igreja.
Relação Igreja e Reino
A
Igreja não é o Reino, mas seu sinal. O Reino é maior que a Igreja, é a
meta para qual esta se encaminha e trabalha. O Reino de Deus é a Sua
Vontade plenamente realizada. A Igreja participa desde já em mistério
deste Reino, principalmente a Igreja celeste, que participa da glória
reservada também à Igreja peregrina.
As notas da Igreja
Unidade:
a Igreja é uma por sua fonte, a Trindade, e por seu fundador, Cristo.
Contudo, apresenta diversidade pela variedade de pessoas e de dons de
Deus. Asseguram a unidade: a profissão de fé, o culto divino, a sucessão
apostólica. Fora da unidade católica, existem muitos elementos de
santificação e verdade, que provém do mesmo Cristo.
Santidade:
A Igreja, sendo Corpo de Cristo, é perfeitamente santa. Unida a Ele, é
santificada e santificante. Nos seus membros, a santidade está por ser
adquirida. Na Igreja, os cristãos encontram a plenitude dos meios de
salvação.
Catolicidade:
Significa também sua unidade e universalidade. A Igreja é enviada em
missão a todos os homens. Pela virtude de Cristo, em cada igreja
particular legítima, está presente a Igreja Universal.
Apostolicidade:
A Igreja é construída sobre os Apóstolos; conserva e transmite seu
ensinamento e mantém a sucessão apostólica. Os apóstolos são a
continuação visível e a garantia da missão de Cristo até o fim dos
tempos.
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