sexta-feira, 24 de abril de 2015

http://loja.cursoscatolicos.com.br/doutrinaeucaristica

1.      Existe dom mais excelente que a Eucaristia?

Não existe. Deus nada pode dar de melhor que a si mesmo. E aqui Deus se dá ao homem pessoalmente, realmente, para estar com ele, imolar-se por seus pecados e unir- se a ele como alimento.
Este dom é, pois, o mais excelente que Deus pode fazer aos homens. Nele prolonga-se para nós a Encarnação do Verbo.

2.      A Eucaristia supera, então, o dom da Encarnação?

Perfeitamente, pois a renova todos os dias através dos séculos, e, com os benefícios da Encarnação, dá-nos ainda sua principal consequência e finalidade, que foi o Sacrifício de Cristo.

3.      Em que sentido a Eucaristia renova a Encarnação?

A Eucaristia renova a Encarnação não no sentido de que o Verbo de novo se encarne no seio de Nossa Senhora — isto não. Renova o que substancialmente a Encarnação realizou: a presença do Verbo Humanado entre nós para nos santificar.
Não há necessidade de Jesus passar novamente pelo seio de Maria. A Humanidade recebida de Maria continua inseparavelmente unida ao Verbo. Porque se prolonga entre os homens por um Sacramento a presença real desta Humanidade, dizemos prolongar-se a sua Encarnação.


Dom Antônio Affonso de Miranda, SDN (bispo emérito de Taubaté). Doutrina Eucarística. Respostas às perguntas mais naturais que o espírito humano formula diante do Mistério da Eucaristia. Martyria, 2013. 128p. http://loja.cursoscatolicos.com.br/doutrinaeucaristica

Categoria: ,

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts